terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fevereiros de aniversários

Fevereiro é uma festa só!

"Em fevereiro, tem carnaval. Tem carnaval!"
Trecho da canção " País Tropical"
composição de Jorge Ben Jor

É verdade, (quase sempre) tem carnaval, E tem também um montão de aniversários: o meu e o de muitos familiares e amigos.
A cada ano vem chegando mais aquarianos e piscianos. Por isso a festa não acaba nunca! E como é bom festejar a vida, agradecer as conquistas e compartilhar alegrias, não é mesmo? Certamente a celebração dos aniversários varia de pessoa pra pessoa, mas em algum aspecto, acredito, deve haver semelhanças. Por isso, convido você a fazer comigo mais uma viagem: uma viagem cheinha de lembranças,  impressões, carinho e muita nostalgia. Aniversários que marcaram a minha vida e que valem muito a pena serem compartilhados aqui. Afinal, têm tanto carinho envolvido, tanta energia boa para circular entre nós ...

Não importa o mês em que você nasceu, nem quantos anos tem; o melhor dos aniversários é celebrar a vida e as amizades. não é?

Bem, costumo pensar em aniversários como ciclos...

Ciclo que se inicia quando a gente nasce, percorre sua trilha a cada 365 dias,
cumpre seu papel, e termina, dando lugar a outro ciclo. E começa tudo outra vez ...
A gente não percebe o tempo passar, não percebe as mudanças do nosso corpo,
nem da nossa mente, mas elas existem! Pode acreditar!



Digamos que os aniversários são como "paradinhas" estratégicas no caminho da vida pra gente respirar, contabilizar os prós e contras, os erros e acertos, e fazer alguns ajustes na rota a seguir.
Mas é claro, serve também pra gente celebrar, receber o carinho dos familiares e amigos, muitos beijos, abraços, presentes, bons fluidos, boas energias. De vez em quando, uma boa comemoração não faz mal a ninguém, não é? Sair pra dançar, almoçar, jantar, tomar um lanche, um drink,  jogar conversa fora, encontrar os amigos e familiares... Ah,isso é tudo de bom!

Afinal, é a vida que está pulsando dentro de nós!
É a vida que se renova! É a vida!


Na infância, os aniversários são sempre muito esperados. Dia de ganhar presentes, cantar parabéns, comer bolo e muitos docinhos de chocolate. A criança conta nos dedos os dias que faltam para o aniversário ou vai marcando no seu caderninho. No imaginário infantil, tudo vai se transformar no dia do aniversário. Como num passe de mágica! Por isso, a criança tem pressa, quer que tudo passe rápido, que o dia do aniversário chegue logo. Quer viver um montão de coisas que ainda não viveu.Quer descobrir o que está por trás da cortina do "Parabéns Pra Você".

Meu aniversário de 3 ou 4 aninhos ... não sei ao certo... faz teeeempo!

Quando eu era criança, adorava bonecas. Lembro de ter sido presenteada com uma boneca enorme; foi o meu padrinho quem me deu. A caixa era maior que eu ( mas isso não quer dizer muita coisa, né?). Sempre fui muito pequenina, por isso eu queria crescer logo; queria poder usar salto alto, cortar os cabelos (era o que eu mais queria!), usar batom e pintar as unhas com  um esmalte beeeeem escuro ... hahahaha Sonhos de menina! Falava também em ser aeromoça... Imagine! Mas, ao mesmo tempo,queria ser cantora; adorava brincar de cantar e fazia mil encenações,caras e bocas, com um microfone quebrado, que havia pertencido à banda do meu irmão mais velho.
Deus sabe bem o que faz... imagine uma aeromoça tão baixinha assim!! E a cantora?  Essa vai ficar para outra encarnação, eu acho! Vou ter que ficar mais tempo na fila do talento e da voz!  hahahaha

"Aí veio a adolescência e pintou a diferença ..."

Trecho da canção "Minha Vida"
composição de Lulu Santos

Na adolescência, normalmente a pressa continua, mas, pelo menos pra mim, os aniversários nem eram assim tão esperados. A pressa era para que os anos passassem rápido, mas se pudesse, pularia o dia do aniversário. Eu não gostava muito de ser adolescente. Achava chato, ficava envergonhada, sem jeito, sei lá. Na verdade não me sentia confortável com a situação... sabe como é que é... nem criança, nem adulta ... 
criança para muitas coisas, e responsável demais para outras ... Vá entender! Além disso,  o meu biotipo contribuía bastante: tamanho "mini mignon", magrelinha demais, sempre a menor e mais jovem da turma.
Ficava um tanto quanto deslocada da turma da escola... Lembro que no meu aniversário de 14 anos, chorei, chorei, chorei ... e fui dormir. Não queria ver nem falar com ninguém. No dia seguinte, acordei bem melhor. O aniversário já tinha passado.

1980: recebendo a notícia da festa surpresa de 15 anos.
No meu aniversário de 15 anos, minhas amigas me fizeram uma festinha surpresa...Dessa festa até que eu gostei! Foi uma festinha despretensiosa e muito divertida; tudo planejado e executado por elas. Um barato!
Quando iniciei a faculdade, aos 16, as comemorações foram ficando mais interessantes,
foram tendo mais a minha cara...O aniversário tornou-se simplesmente um dia para comemorar: um almoço, um sanduba, um brinde de coca-cola, abraços, presentes, mensagens... Só coisas boas para lembrar.
Tenho guardado até hoje muitas mensagens, cartões dessa e de todas as épocas; um verdadeiro baú.



Guardo tudo com muito carinho e, de vez em quando, de quando em vez, gosto de revisitar esse baú de lembranças e reler as mensagens.


É tão bom sentir novamente a energia que cada palavrinha transporta, porque elas trazem um pouquinho de cada pessoa. sem contar que as mensagens escritas a mão, já têm um charme todo especial e carregam muito da carga emotiva daquele momento, não é?


Aos 18 anos, iniciei a temporada de trabalho, o que ampliou ainda mais o círculo de amizades.
Aí foram muitas e muitas comemorações; não tinha jeito de passar em branco.

A galera do trabalho sempre foi muito festeira, em todos os lugares onde trabalhei e no atual local de trabalho também.

Os aniversários eram comemorados coletivamente a cada mês e, cada vez mais organizados e muitas vezes temáticos.

Qual o tema mais propício para fevereiro?
Carnaval, é claro! Tivemos uma linda e inesquecível festa de carnaval em 2001; com direito a karaokê, colares havaianos, confete, serpentina e muita diversão.

Além dos comes e bebes, tinha sempre um presente coletivo para os aniversariantes - já existia um fundo coletivo, com contribuições mensais, organizado para esse fim. Chique, não?

Muitas vezes o aniversariante recebia  ramalhetes, com rosas ou flores do campo (eu recebi várias vezes), além disso, havia também os lindos e criativos cartões, com mensagens especialmente preparadas para o aniversariante.

Os cartões circulavam de mesa em mesa, para recolher as assinaturas e depoimentos de todos os colegas. Uma preciosidade! Muito legal isso!

Avançando um pouco mais no tempo, novos ciclos de modernidade: surgiram os cartões virtuais ou eletrônicos e os e-mails passaram a ser mais comuns que os tradicionais cartões manuscritos.

Posso dizer que esses não têm o mesmo "glamour", porque não são manuscritos, porém têm também o seu charme, o seu valor, pois são mais rápidos, têm longo alcance, e por isso são surpreendentes, inesperados. As barreiras geográficas são facilmente ultrapassadas. Eu tenho vários desses guardados em meus backups virtuais ou até impressos e, certamente, são habitantes do meu baú.


Continuando a falar sobre ciclos, quando os filhos chegam aí é que o aniversário da gente fica bom: beijos babados, balões coloridos, recadinhos e cartões surpresa! Que delícia!
E como eu dizia no princípio, o ciclo se renova. A gente passa a sonhar o sonho dos nossos filhos. Aniversariar ganhar um outro sentido, diferente de tudo que a gente já  tenha vivenciado antes. Mesmo que a gente não queira, a farra é inevitável.
1991: um presentinho de aniversário antecipado!



O meu primeiro filho, Diego,  já foi um verdadeiro presente de aniversário. Ele nasceu em fevereiro de 1991, uma semana antes do carnaval e quinze dias antes do meu 26º aniversário.






1996: aniversariando na praia ligeiramente grávida!



Danillo chegou em outubro/1996, mas, em fevereiro do mesmo ano, no meu aniversário, eu tinha acabado de descobrir que estava grávida, por isso não é de se estranhar que ele sempre curtiu muito todas as festinhas de aniversário, principalmente as guloseimas... hahahaha





1997:  Dan mais parecia uma velinha do bolo!


1998: E ele de olho no bolo de aniversário!



Tem como não se apaixonar com esses mimos?


Cartões pra lá de especiais!

Graças a Deus não me faltam motivos para celebrar a vida.
 
Tenho uma família linda e amigos queridos, que me acompanham desde alguma iluminada esquina, onde o destino resolveu unir as argolas de nossas vidas. Alguns eu encontro com frequência, outros nem tanto quanto gostaria, mas guardo todos com carinho em meu coração.





Atualmente, com as facilidades do mundo virtual, tenho conseguido grandes encontros. É uma forma nova de "regar" os jardins da amizade e eu estou amando.
Entretanto, quando é possível, devemos preservar os momentos de encontro pra valer, olho no olho, abraços e boas conversas. Não é fácil, mas é possível!
 Atualmente já contabilizei 48 aninhos de pura magia, mas vou logo avisando, corpinho de 47, viu? Praticamente uma SEREIA! hahahaha
Por que sereia? Vou explicar ...
Primeiro virei gente, e passei a usar roupas normais, quero dizer, com tamanhos disponíveis no mercado... Sim, porque enquanto era magrela, encontrar roupas era um suplício... só numeração infantil!




O tempo passou, passou, trabalhou bem direitinho e, atualmente, sou uma bruxinha feliz e redondinha, com a barriga tanquinho (cheia de dobrinhas), mas, de olho na balança, vivo em contínuo estado de alerta: 

se se eu não tomar cuidado, fechar a boca e encarar de vez a malhação
serei a baleia de amanhã! hahaha





Lindas flores recebidas em 2005!



Agora, falando sério, pelas fotos você pode observar que meus cabelos são verdadeiros marcadores temporais... Já foram longos, médios, curtos, curtíssimos, lisos, ondulados, cacheados, castanhos, ruivos, loiros... Já experimentei os mais diversos modelitos e me divirto bastante com isso. Já virou marca registrada e faz parte dos meus ciclos!






"Prefiro ser essa metamorfose ambulante
do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo ..."

Trecho da canção " Metamorfose ambulante"
composição de Raul Seixas



Bem, você deve imaginar que não daria para mostrar aqui todo o conteúdo do meu baú de lembranças, nem todas as fotos, nem todos os cartões... Tem muita coisa!

Nessa visita ao baú, encontrei mensagens de dois queridos amigos que já se foram, já estão no andar de cima: Oliveira e Tamai, Aqueles pedacinhos de papel, manuscritos, trouxeram novamente doces lembranças de momentos vividos com eles, sorrisos, brincadeiras, abraços... Um momento mágico e muita saudade ...
Meu propósito foi, através das mensagens aqui expostas, das fotos apresentadas, dos amigos citados, resgatar um pouco de todos os bons momentos vividos e agradecer de coração a TODOS, SEM EXCEÇÃO, familiares e amigos, que de uma forma ou de outra, estiveram ou estão presentes em minha vida.

Para encerrar, gostaria de deixar aqui registrado o que foi o meu aniversário 2013: um misto de tudo isso que acabei de relatar pra você.
Pura emoção. Por isso, agradecer todo esse carinho é pouco! 



Sinto-me uma pessoa privilegiada por ter tantas pessoas especiais em minha vida.

Minha intenção é fazer circular todo esse carinho, toda essa boa energia e retribuir 
todo esse amor a cada um dos meus queridos amigos e familiares. 


" ... Nesse abraço se fez um ciclo
que não tem fim e é todo o meu viver;
é como alcançar o infinito:
reflete em mim e volta pra você ..."
Trecho de canção "Ciclo"
composição de Jorge Vercillo e Dudu Falcão





Um grande abraço!
Obrigada!



Dica para publicar um comentário:

Algumas pessoas têm me perguntado o que é preciso fazer para escrever e publicar um comentário aqui no blog. Os caminhos mais utilizados são:

  • a) escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sembre minha bola de cristal tá funcionando ...kkkk)

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa (numa espécie de fila), aguardando até que eu veja e libere a publicação. Ok?

Se você não quer escrever a mensagem, mas deseja registrar sua opinião sobre o texto, utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada, Fica logo aqui abaixo, ok?

Ah! Só mais uma coisa: no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar  através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?




8 comentários:

  1. Acho que este é o "sentido da vida", juntar os amigos, colher os frutos daquilo que semeamos pelo caminho, comemorar ao lado daqueles a quem amamos e que nos amam...Ser feliz à nossa maneira.......E, com certeza, cada pessoa tem a sua: ter um baú cheinho de boas recordações, fotos, fazer um blog para dividir as boas coisas da vida com os amigos, falar da natureza, do amor, de boa música, das boas ações.....não é bruxinha? Esta é a sua maneira, linda, por sinal....E, me sinto muito feliz em poder participar de tudo isto com você....Beijo carinhoso.....Regina....Acho que podemos copiar o título do recente livro que li (emprestado por você...rs)....BLOG DA BRUXINHA - O SENTIDO DA VIDA..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta, Rê, é mesmo! O sentido da vida ... tudo a ver! Preciso até reler esse livro, pois com certeza, aprenderei novos significados...
      Mais uma vez, obrigada por tudo! beijos!

      Excluir
  2. Amei recordar alguns momentos com suas lembranças Dete. Bjs!!!!!Olívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era mesmo a ideia, Olívia! Um "flashback" virtual! hahahaha Sendo você também uma aniversariante de fevereiro (que eu sei), felicidades pra você! bjs

      Excluir
  3. Muito bom recordar tudo isso,nãoé?Isso é Felicidade resultado de merecimento.Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse clima de nostalgia, de boas lembranças. Mas também tenho consciência de que é preciso continuar "produzindo" boas sementes, para que, no futuro, eu ainda tenha novas e boas coisas pra lembrar, não é mesmo? Obrigada!

      Excluir
  4. Ameiiiiiiiiiiiiiiii!!! primeira vez que vim aki ouxi... Tava perdendo isso tudo nem acredito :(
    MAis agora serei uma prequentadora diaria!
    Lindo amei bruxinha linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que você estivesse só um pouquinho por fora das novidades, Keyce... mas agora que você chegou, pode espiar à vontade! hahaha Fico feliz que você tenha gostado! Beijos

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!