domingo, 13 de julho de 2014

Versos de Vercillo


Já venho "namorando" essa voz há muitos anos. E, como todas as coisas importantes que acontecem na vida, guardei na memória o cenário do primeiro encontro, embora não saiba exatamente a data que o calendário registrava naquele dia.
Era uma noite qualquer de 1994 ou 1995, creio eu, depois de um dia cansativo de trabalho, eu estava num supermercado fazendo compras, quando ouvi uma doce canção no sistema de som da loja. Gostei! Comecei a prestar atenção e...



gostei mais ainda!
De repente, outra canção. Dessa vez, uma canção que eu já tinha ouvido no rádio, mas não sabia quem era o dono daquela voz tão macia e encantadora. A canção dizia assim:


Imediatamente, parei o que estava fazendo. Posso dizer que fui literalmente tocada por aquela canção, que tirou os meus pés do chão, me transportou para outro momento bastante diferente daquele que eu estava vivendo. Puro arrebatamento!
Então, empurrei o carrinho de compras na direção no setor de CDs da loja. Perguntei ao vendedor qual era o CD que estava tocando no sistema de som, e ele me respondeu, mostrando o CD "Encontro das Águas", que estava no expositor da loja. Não tive dúvida, nem pensei duas vezes, comprei na hora!

Lembro que o preço nem era dos mais convidativos ($$$), mas comprei mesmo assim. E não me arrependi! Ao contrário, fiquei tão feliz com a aquisição, que, no caminho para casa, já fui ouvindo o CD inteirinho.



É claro que estou falando de

Jorge Luiz Sant'anna Vercillo




... um carioca, nascido em Botafogo, em 11 de outubro de 1968, apaixonado por futebol (e que quase seguiu essa carreira, acredita?), torcedor do Flamengo, dono de uma voz doce e de uma indiscutível vocação para a música e que hoje tem uma legião de fãs pelo Brasil afora, especialmente no nordeste, onde encontrou terra fértil para esparramar todo seu talento.

Na canção "Tudo que eu tenho", Jorge canta (e conta) um pouco da sua história de vida, de suas referências musicais e da sua trajetória. Ouça:





Antes de ser conhecido através das trilhas sonoras das novelas globais, ele já era bem querido aqui no nordeste, especialmente em Recife e Fortaleza, público que o acolheu de braços abertos.
Modéstia à parte, temos olhos e ouvidos apurados para apreciar o que é bom!

Um gesto de carinho para com o público pernambucano no show de mai/2014.

Mas, é bem verdade que a boa música não escolhe cor, raça, nem sotaque, muito menos localização geográfica. Ao contrário, ultrapassa fronteiras e é capaz de unir as pessoas. Além disso, o carisma, a simpatia e empatia do artista para com o seu público fazem grande diferença na conquista do carinho desse publico. E tudo isso Jorge tem de sobra!

Quando eu ainda não o conhecia, e ouvia a canção dele no rádio, achava que era a voz de Djavan, um cantor que eu também admiro muito. Acho até que muita gente pensava assim como eu. Contudo, assim que eu fiquei conhecendo o CD Encontro das Águas, e o ouvi incansáveis vezes, aprendi a distinguir perfeitamente  e perceber traços e nuances bem característicos da voz dele. Agora, reconheço de longe!

Tão logo comprei esse CD, fiz dele um companheiro inseparável e, na manhã seguinte, quando fui trabalhar, levei-o comigo, claro! Mostrei-o a alguns colegas de trabalho e pus para tocar no sistema de som do escritório. Pronto! Virou febre, no bom sentido, é claro! Os colegas de trabalho tiveram que "aguentar" aquele CD tocando vários dias seguidos, o que, a meu ver,  não foi sacrifício algum, diga-se de passagem.
Fiz questão de usar o sistema de som do escritório e não apenas a minha estação de trabalho, afinal, o que é bom tem que ser compartilhado, não é mesmo?
O resultado disso? Bem, muitos colegas pegaram a minha mania e viraram fãs, lógico! Outros nem tanto. De uma coisa tenho certeza: foram tantos outros CDs que vieram nos anos seguintes, que todos  os meus colegas de trabalho passaram a conhecer muito bem esse grande talento.



Já fui assistir a várias apresentações dele aqui em Recife e também nos palcos de festivais no interior de Pernambuco e a qualidade dos shows é sempre espetacular. 
Até um show beneficente, para ajudar os desabrigados das enchentes aqui em Pernambuco ele já fez. E foi um show lindo, emocionante e a causa, pra  lá de nobre!
A única parte ruim dos shows é que eles acabam ... kkk 
Mas,ainda bem, que há os DVDs para eternizar momentos assim,  tão especiais.





Em qualquer situação, em qualquer palco, Jorge demonstra sempre um grande prazer em cantar, por isso os shows dele são tão intensos e deliciosamente loooongos!
Eu adoro e já vou preparada (salto baixo, roupa confortável e sem a menos pressa de voltar pra casa! )kkk
O mais recente show, em que eu estive, aconteceu em 30 de maio de 2014, no Teatro Guararapes - Recife, uma linda celebração de 20 anos de carreira. 
Por sinal, foi o presentinho surpresa que meus filhos preparam pra mim no Dia das Mães: um vale ingresso para este show. Você acredita?

Adorei o meu "presente" do Dia das Mães!




O show foi inesquecível, e durou mais de duas horas e meia. Realmente um dos melhores que já assisti: quantidade e qualidade na medida certa, tudo junto e misturado. Pra que melhor?
Sempre com muito profissionalismo e dedicação, Jorge é sempre super cuidadoso com a escolha do repertório e com os arranjos das canções, por isso está sempre rodeado de musicistas de primeiríssima linha. Dá gosto de ver e aplaudir!




Além do mais, a sintonia dele para com o público é impressionante!
Ao sair de um desses shows, a sensação que tenho é de total leveza e encantamento, um bem estar enorme!

Tudo que ocorre nos shows é muito bem pensado e planejado para deixar o público confortável e satisfeito, por isso ele deixa sempre um espaço aberto para atender aos pedidos dos fãs, e reserva um momento bastante intimista, tipo voz e violão, onde costuma contar as curiosidades que rondam o momento das composições das canções, fala também sobre as parcerias, apresenta novos talentos e conversa com o público. 
Já tive oportunidade de vê-lo, por diversas vezes, pesquisar a opinião do público para compor o repertório de um novo show, através das redes sociais.  Ele está sempre muito antenado com as coisas do mundo, com as questões ambientais, sociais. Um cidadão do mundo, um artista completo.
Acredito que, também por isso, usando toda versatilidade, talento e simpatia, a cada dia ele conquista mais e mais fãs das mais variadas faixas etárias.




Já deu pra perceber o quanto sou fã, né?
Mas, não costumo apenas ouvir e curtir as canções dele. Gosto mesmo é de saboreá-las verso a verso e viajar na infinidade de significados e emoções que elas despertam. Para mim, sempre um imenso prazer!
As melodias são extremamente ricas, bem trabalhadas, contagiantes, convidativas. Os versos são tão lindos, tão bem pensados, verdadeiros poemas, que chegam fácil fácil ao coração.

Certa vez, quando questionado sobre o processo criativo de suas composições, Jorge Vercillo respondeu que normalmente escolhe as palavras pela sonoridade delas e, nem tanto, pelo significado.
Na minha humilde opinião, acho que ele faz muito bem as duas coisas! Caso contrário, como seria possível conseguir esse casamento perfeito entre poesia e melodia, não é mesmo?

A maioria do repertório dele é feito de canções autorais, entretanto, ele também desfila parcerias memoráveis com Dudu Falcão, Ana Carolina, Jota Maranhão, Nico Rezende, Marcos Valle e tantos outros.
A propósito disso, não perco um programa televisivo que ele apresenta juntamente com Dudu Falcão, chamado "Compositores Unidos", que é exibido na TV a cabo (Canal Brasil), aos sábados. Uma delícia de programa, que na verdade é um sarau, onde ele recebe, em casa, os amigos compositores, para uma conversa pra lá de afinada. Bom demais!

Agora mesmo, enquanto eu fazia alguns arremates nesse texto, parei para assistir o meu "sarau predileto" de todos os sábados à noite, que reunia nada menos que Jorge Vercillo (claro!), Dudu Falcão, Ivan Lins (amo de paixão), Daniel Gonzaga (o filho de Gonzaguinha, que tem a voz igualzinha ao pai) e outros mais ... um time de primeira linha! Um delicioso encontro! 
Cliquei só pra registrar aqui:

Compositores unidos - exibido em 12/07/2014 - Canal Brasil





Jorge Vercillo e Ivan Lins cantando "Guarde nos Olhos", doçura pura!


Falar de amor é uma das especialidades dele. O romantismo está presente na grande maioria de suas composições. Para cantar o amor, ele passeia por cenários encantadores,  metáforas, combinações de palavras minuciosamente escolhidas para despertar emoções e arrepiar a pele. E como ele faz isso bem! 
Às vezes, versos simples, que descrevem com clareza o sentimento que faz pulsar mais rápido o coração, falam tão dentro de nós, que chegamos a duvidar: "como não pensamos nisso antes?"

Lembrei agora de uma canção de Milton Nascimento, chamada Certas Canções, que tem um trechinho assim:


É exatamente desse sentimento que estou falando!


As canções de Jorge Vercillo têm essa magia de provocar identificação imediata. Por isso, é tão fácil se encantar por elas. e, como ele mesmo já "vercilou":



Preciso dizer mais alguma coisa?


Bem, na verdade, tenho muitas coisas pra escrever ainda... Você já deve ter percebido que um tema apaixonante, para quem é apaixonada, não acaba assim. O acervo é riquíssimo e inesgotável!
Contudo, vou deixar um gostinho de "quero mais" para continuar em outro post.
Vou preparar uma deliciosa degustação dos versos desse grande poeta, para que você possa curtir junto comigo. Combinado? 

Agora, estou indo, mas vou deixar você em ótima companhia, afinal  aqui é

O MELHOR LUGAR!





Ah, antes que eu esqueça, fique à vontade para expressar sua opinião, compartilhar suas histórias nos comentários. 
Quem sabe você queira contar algo sobre seus ídolos também ou simplesmente dizer se curtiu ou não esse texto... 
É fácil!  Basta assinalar a enquete logo ao final do texto, ok?

Beijos,


Dica para publicar um comentário:

Algumas pessoas têm me perguntado o que é preciso fazer para escrever e publicar um comentário aqui no blog... 
Bem, aqui vão algumas dicas:

  • a) você pode escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e, depois de inserir seu email e senha, você poderá digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) você pode escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sempre minha bola de cristal está funcionando, né?)

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa, aguardando numa espécie de fila, até que eu a veja e libere a publicação. Ok?

Entretanto, se você deseja registrar sua opinião sobre o texto, mas não quer escrever um comentário, não tem problema. Utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada.  Ao final do texto, você vai ver essa opção.

Ah! Só mais uma coisa: também no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?





7 comentários:

  1. Oi cunhada!
    Fui ao show dele aqui em salvador e realmente é encantador....claro que lembrei logo de você.
    Gosto muito das letras...são bem ricas.
    Esta muito bom sua seleção...manda mais...pois estou ouvindo aqui no trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, gostar de Jorge Vercillo passou a ser uma característica minha, quase um traço de personalidade ou uma descrição física, como: ser baixinha, usar óculos, ter os cabelos ruivos (ou loiros) kkk) O fã-clube dele aí em Salvador também é bem grande. Fico feliz que você curtido o show e que tenha lembrado de mim por uma coisa assim tão boooooa! Aguarde só mais um pouquinho que estou trabalhando no próximo texto, para fazermos a degustação de lindas poesias. Beijo grande, cunhada querida!

      Excluir
  2. Querida Ildete! Saudades de você, dos nossos papos! Ouvir Jorge Vercilo e não lembrar da bruxinha, e impossível! Rs...acho mesmo que já faz parte da sua personalidade assim como fazer quitutes maravilhosos, gostar de plantas, curtir a lua, ler, escrever textos gostosos, ser amiga, atenciosa ....enfim: Ildete, única até no nome! Beijo carinhoso Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso pensamentos estavam cruzados hoje: enquanto você visitava aqui o blog, eu estava cuidando do terrário que você me deu, tentando dar uma repaginada nele! Você sabe que não gosto de ver uma plantinha morrer e resolvi trazê-lo pra casa para que ele respire outros ares...Se depender de mim e dessa troca de energia boa que ocorre entre nós, com certeza vai dar tudo certo. Obrigada por todo esse carinho e por ser essa pessoa maravilhosa na minha vida! Beijo, beijo, beijo!

      Excluir
  3. Ótimo post. Ele realmente tem uma bela voz :)

    Beijos,
    Júlia Flores

    http://daydreamingoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo recadinho, Julia! Qualquer hora dessas vou te visitar também. bjs

      Excluir
  4. E o show tão esperado de 2015 em Recife aconteceu no domingo, primeiro dia do mês. Que energia boa ele sempre nos traz! Impressionante! E, ao sair do show, temos a sensação de paz e leveza. Que Deus continue a iluminar seu caminho, Jorge!

    ResponderExcluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!