sábado, 14 de janeiro de 2017

De mãos dadas

É bem assim que eles surgem na minha vida: de mãos dadas, um puxando o outro.
Quem?
Os livros.
Sempre que começo a ler um livro novo ou ainda inédito para mim, pode ter certeza que ele não está sozinho. Normalmente traz consigo uma fila de outros tantos, que podem ser do mesmo autor, ou de autores diferentes, que abordam assuntos similares, e assim, um vai chamando o outro...





Certo dia, estava eu lendo resenhas de algumas blogueiras queridas (sempre que tenho um tempinho, adoro fazer isso!) e simpatizei com os comentários sobre o livro Como Eu Era Antes de Você de Jojo Moyes.


De imediato, já anotei no meu caderninho de sonhos, justamente na página "próximos livros a comprar".
Vai me dizer que você não tem um caderninho desses?
Pois se não tem, não sabe o que está perdendo, pois está deixando muita coisa boa escapar da memória, porque nem sempre a gente está perto de um shopping, uma livraria, nem sempre está com dinheirinho sobrando, e nem sempre vai lembrar desses desejos na hora em que as condições de compra estiverem favoráveis. Portanto, uma listinha de desejos dentro da carteira ou da bolsa é uma ajuda e tanto, viu?
Como eu ia dizendo, não demorou muito e comprei o livro tão esperado.
Demorou menos ainda para começar a ler.
Era o primeiro livro dessa autora que eu lia e, por isso, estava super curiosa.
Para começar, uma temática bem difícil e polêmica: a eutanásia, que foi abordada de um jeito leve e sutil, se é que se pode dizer isso. Tanto que, pra mim, foi difícil acreditar que o protagonista tinha mesmo a intenção de por fim à sua própria vida. Tive que voltar algumas páginas e ler novamente para ter certeza disso; achei que tinha entendido errado.
E assim, foram vários nós na garganta até o livro acabar...
No fim das contas, um romance, apesar de toda essa cortina pesada.
Já contei um pouco sobre minhas impressões a respeito desse livro AQUI nesse texto de janeiro/2016.


Foi só acabar de ler esse livro, e aí veio o filme nas telonas do cinema.
Chorei tudo outra vez, acredita?
O filme ficou lindo, de verdade!
Claro que o livro é sempre mais profundo, mais completo e a gente fica imaginando a carinha dos protagonistas do nosso jeito... Assistir ao filme nos faz viajar com asas que não são propriamente as nossas, ou seja, viajamos por caminhos que o cineasta resolveu percorrer... Mas, mesmo assim, gostei do que vi.
Então, quer saber mesmo como eu era antes de você, Jojo Moyes?
Eu era uma pessoa que não conhecia o seu inegável talento para a escrita! E que talento, viu?
Ler pela primeira vez um livro seu, foi o que me motivou a querer conhecer mais e mais histórias que você escreveu.


Assim, para engatar essa viagem literária, não desperdicei tempo: dei uma passadinha no sebo virtual para garantir precinhos módicos.
Se você ainda não conhece o sebo virtual, não deixe de visitar o site da Estante Virtual. Lá você vai encontrar todos os tipos de livros usados, semi-novos (inclusive aqueles que já não mais existem nas livrarias) e também os novos.
Os preços são quase sempre muito bons, os fretes são mais baratos e os livros geralmente bem novinhos, ou pelo menos, bem conservados. Já comprei vários lá!
Foi lá que comprei o livro  A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes, praticamente novo e que, por sinal, acabei de ler recentemente.
Uma trama muito bem tecida e inteligente. Um vai e volta que às vezes parece confuso, mas que prendeu a minha atenção. Protagonistas de ontem e de hoje, que parecem distantes até o momento em que os caminhos resolvem se cruzar... Vale a pena ler!

Pra completar a dose, resolvi comprar o livro Depois de Você, que é a continuação do primeiro que li e também da história que me fez chorar no escurinho do cinema.
Na última promoção virtual de novembro/2016, a chamada Black Friday, comprei também o livro Um Mais Um.  Esse título é bem sugestivo e tem tudo a ver com essa conversa, não?






Bem, esses dois livrinhos engrossaram ainda mais a minha loooonga fila de leitura, portanto, breve, vem mais Jojo Moyes nas minhas viagens literárias ...
Ahhhh, que maravilha!



Seguindo viagem, vamos lá ...
Misturar drama e romance, foi também a fórmula mágica do apaixonante A Culpa é das Estrelas, de John Green.
Primeiro, fiquei contagiada com o livro antes mesmo de começar a ler, pois uma amiga que trabalhava comigo, Regina, estava lendo esse livro, e foram inúmeras as vezes em que ela, aos prantos, passou pela minha sala, em direção à varanda, dizendo que tinha que respirar ar puro, porque não conseguiria continuar a leitura naquele estado emocional.
Só de ver, eu já ficava emocionada.
Era um chororô daqueles!
Eu já ficava imaginando como seria comigo, no dia em que eu pusesse os olhos naquelas páginas ...
Quando comecei a ler, não foi diferente: ficava emocionada à cada página. A gente vai se envolvendo com os personagens de um jeito, que parece estarmos vivendo tudo aquilo lá, com eles.
Então, o filme entrou em cartaz e eu não quis deixar pra depois.







Confesso que não costumo fazer isso, mas fui assistir ao filme sabendo da história só até a metade. Não preciso dizer que chorei muito, principalmente no final.
Pacientes terminais, uma curta expectativa de vida e, mesmo assim, um grande amor.
Afinal, não tem como não se emocionar com essa linda história!
Depois disso, já revi esse filme pelo menos umas duas vezes em casa.
E tome mais lágrimas!



É muito legal ver como John Green descreve com perfeição o universo adolescente. Gostei muito desse jeitinho jovial com que ele escreve.
Gostei tanto que já comprei outro livro de John Green:  O Teorema Katherine.
Por enquanto não posso dizer muita coisa; ainda não comecei a ler.
Já li algumas resenhas sobre esse  livro, achei interessante,  mas outros "mais espertinhos" passaram à frente!

Então, vamos aguardar mais um pouquinho para ler John Green outra vez.





Na última "Black Friday" você já deve ter notado, fiz uma farra!
Comprei vários livros, dentre eles: "A Estrela Que Nunca Vai se Apagar", de Esther Earl.
Ainda não li esse livro, mas já dei uma boa olhada e posso garantir que o livro é muito lindo. As páginas são coloridas, com muitas fotos, escritos e desenhos feitos pela própria Esther; é um verdadeiro diário de adolescente.
Tem uma linda introdução do John Green (isso eu já li!), que conta como ele conheceu Esther e o quanto ela foi importante na vida dele.
Embora "A Culpa é das Estrelas" não retrate a história de Esther, como afirma o próprio John Green, impossível não fazer esse link de imediato, pois a temática é bem parecida e, o fato de John Green tê-la conhecido e compartilhado momentos bem significativos da vida dela, acredito, deve tê-lo influenciado de alguma maneira.
Quero muito ler esse livro e sinto que não vai demorar.
Tenho que deixar uma toalhinha já preparada, do lado, para conter o chororô ... Já estou imaginando!


Como você pode ver, um mais um é sempre bem mais que dois...


1 + 1 + 1 = 3 ?  




Nem sempre!
Às vezes, o resultado é 4, 5 ou mais!




Também, no ano passado, tive o enorme prazer de ler Os Caminhos de Mandela - Lições de vida, amor e coragem, de Richard Stengel, um livro sensacional!

Já era admiradora de Mandela, mas confesso que não conhecia muito sobre ele. Fiquei encantada com tanta coisa boa que li e com o final surpreendente. Pura emoção! Emoção verdadeira!

Lembro que, quando finalizei a leitura, estava num voo de Recife para São Paulo. Não consegui segurar as lágrimas quando fechei a última página. Na verdade, nem deu pra disfarçar...
O livro é tão bom, mas tão bom, que ao acabar, dá vontade de começar a ler de novo!
Dá vontade de ler mais, de aprender mais...
O meu livro está todo marcado, porque quero voltar novamente àquelas páginas e fazer um post todinho dedicado a esse livro.
São tantas as lições sobre ética, liderança, resiliência, otimismo, amor ...

Ao finalizar essa leitura, fiquei tão feliz! Sinto que aprendi demais com ele.
Foi uma leitura muito prazerosa e enriquecedora; um livro que me acrescentou muito.

Aqui transcrevo alguns trechos das palavras de Richard Stengel, só pra você saber como é o tom desse livro  e ficar com o gostinho de "quero mais"...

  • "Qualquer um, que tenha passado bastante tempo com Nelson Mandela, sabe que não é somente um grande privilégio, mas um grande prazer. Sua presença é preciosa, luminosa."

  • "Mandela compreendeu cedo que o seu sorriso era parte do seu poder.

  • "Durante sua vida, Mandela com frequência mudou de ideia quando as circunstâncias mudaram. Para ele, isso é simplesmente bom-senso."
  • "É extraordinário que um homem que foi maltratado a maior parte da sua vida possa tanto ver o que há de bom  nos outros."
  • "A cadeia de liderança é particularmente importante para Mandela por causa do conceito africano de ubuntu - o que os ocidentais chamariam de irmandade. (...) Uma pessoa é uma pessoa por meio das outras pessoas.(...) Em sua visão, somos todos galhos da mesma grande árvore. Isso é ubuntu."
  • "É impossível escrever sobre Nelson Mandela nesses dias e não compará-lo a outro líder negro potencialmente transformador, Barack Obama."



Já pegando o gancho das palavras de Stengel, lembrei de um livro que já está morando na minha estante há alguns anos e que ainda não li.

Na verdade, comprei esse livro para meu pai. Ele já leu e me devolveu.
Trata-se de Barack Obama - A Origem dos Meus Sonhos.
Estamos às vésperas da transição de poder nos Estados Unidos. O fim da era Obama.
A era Trump ainda é uma incógnita, mas já dá sinais não tão positivos, lamentavelmente. Acredito que o mundo sentirá saudades de Obama.
E como posso não ter lido esse livro ainda? Para tudo!!!
Está mais do que na hora desse livro subir alguns degraus na fila e chegar mais pertinho de mim.
Devo abraçá-lo logo. Aguarde!



Assim como quando acabei de ler Os Caminhos de Mandela Lições de vida, amor e coragem, lembro que tive uma sensação muito parecida de felicidade quando li O Que Eu Sei de Verdade, de Oprah Winfrey.
Cheguei a comentar isso aqui no blog na página  Sementes do Bem em fevereiro de 2015.
Esse foi um livro que comprei por impulso, pela capa  (que é linda!) e não sabia absolutamente nada sobre ele.
Já tinha ouvido falar de Oprah Winfrey, mas nunca tinha parado para ler algo sobre ela. Foi surpreendente!
O livro parece uma conversa com uma grande amiga. Não dá vontade de parar. Também está nas minhas pretensões criar um post exclusivo sobre esse livro.







Voltando, então, à Nelson Mandela, depois de ler as preciosíssimas impressões de Richard Stengel sobre uma figura tão especial, não tem como não querer ler tudo sobre a vida de Mandela e, por isso, não sosseguei até comprar a biografia de Nelson Mandela - Longa Caminhada até a Liberdade, que tem um pouco mais de 800 páginas.
Hã??? 800 páginas???
Quer saber? Esse número de páginas não me assusta, porque deve ser realmente O LIVRO! Além do mais, acho fiz uma ótima aquisição, porque peguei um precinho especial da última "Black Friday" ...
Estou ansiosa para começar a ler. Depois voltarei ao assunto para contar tudinho pra você. Breve, muito breve!







Agora, mudando um pouquinho de tema, mas continuando a falar sobre coisas boas, que tal ingressar no mundo da bicharada?
Livros e histórias sobre cachorros são sempre muito interessantes e me dão muito prazer.
Você que me acompanha aqui no blog já deve saber disso há muito tempo, né?
Já falei várias vezes aqui sobre livros, cachorros, gatos, principalmente sobre os meus amadinhos: Luxus, White, Sabrina, Teló ...

Bem, vamos ao que interessa ...
Marley e Eu, de John Grogan, é um livro fofo! E o filme, então, bota fofo nisso!
Se não me falha a memória, acho que foi o primeiro que li nessa linhagem. E, em se tratando de um labrador, falou diretinho ao meu coração.
Depois desse, li outros com essa temática, como a A Arte de Correr na Chuva, de Garth Stein.
As minhas impressões sobre esses adoráveis livros, eu registrei no texto Mais páginas de uma paixão.
Para quem gosta de bichinhos de estimação, como cachorros e gatos, o prazer de ler livros assim é maior ainda, porque a identificação é imediata.
A convivência com esses bichinhos nos faz perceber o quanto eles são graciosos, companheiros, inteligentes e adoráveis ... Vê-los ali retratados com tanta clareza nos livros, não tem preço!







É bem assim a deliciosa leitura de Amiga Zetta, de Marcela Tenório.
De um jeito muito bem-humorado, as aventuras da cadelinha Zetta são contadas por Marcela, página após página, de modo a nos surpreender e emocionar.
Zetta, cujo nome veio da inspiração da bela Catherine Zeta-Jones, é uma cadelinha faceira e muito divertida e que vem cumprindo uma linda trajetória e fazendo muito sucesso como protagonista de projetos bem interessantes conduzidos por sua "mamãe" Marcela.
Só mesmo lendo, para entender toda essa dimensão.
Já expliquei tudo direitinho pra você na página Sementes do Bem e também no post Quando a sua dor também é minha.

Olha aqui o  "achado"
na Bienal de Recife/2013
Seguindo por esse caminho, tive o prazer de ler Uma Vida Entre Três Cachorros, de Abigail Thomas.
Esse livro praticamente gritou o meu nome quando eu estava passando por entre as montanhas de livros da bienal de Recife em outubro/2013.
Havia tantos livros num tabuleiro, todos misturados, vários autores, vários assuntos, livro para todo e qualquer gosto e meus olhos bateram exatamente nesse ...
Deve ter alguma explicação cósmica para isso, não deve ter sido apenas acaso do acaso ...
Eu fiquei enlouquecida!
Claro que comprei outros livros nesse dia, mas esse me saltou aos olhos. 
A capa é realmente muito convidativa, olha só:



Olha a capa interirinha... belíssima!



E o conteúdo não deixou a desejar. Um drama muito bem contado e emoldurado pelo amor desses lindos cães...

Sem saber bem os caminhos que iria percorrer, sem conhecer nadinha da história, nenhuma indicação, nenhuma resenha, nenhum comentário, o fato é que li esse livro e me emocionei muito.

Na rede, em Maragogi-AL.

Lembro que estava tomando uma brisa fresca lá na praia de Maragogi em Alagoas, totalmente envolvida com as emoções do livro ...
Ao contrário de outros livros que falam de bichos, esse é bastante denso e profundo. Conta  o drama de Abigail, a autora, ao enfrentar a tragédia de reestruturar toda sua vida após um acidente sofrido por seu marido. Sem ter mais o companheiro em casa, ela se viu sozinha e,  através da companhia dos seus três cachorros, sua nova família, ela encontrou forças para enfrentar momentos tão difíceis.
Não me arrependo de modo algum!
Ao fim, uma grandiosa lição de amor e companheirismo.




E agora, nesse exato momento, sabe o que estou lendo?
Nem imagina?

"Quatro Vidas de Um Cachorro", de  W. Bruce Cameron.
Uma história que logo logo estará nas telonas brasileiras.
Quero terminar de ler antes disso, claro!
O que posso dizer até o momento é que está sendo uma leitura muito divertida, pois as histórias são muito bem humoradas.
O cachorrinho fica um pouco confuso quando passa de uma vida para outra, pois ele lembra perfeitamente de como era sua vida anterior, sua mãe, seus irmãos, amigos, o local onde morava, tudo, tudo.
Estou quase na metade do livro e já passei por duas "vidas".
Estou gostando muito!
Melhor ainda é saber que muito breve essa história vai estar disponível nas telonas dos cinemas por aí.
Aí, sempre que der saudade, é só procurar o filme e assistir novamente, de forma bem rapidinha ...






Essa história de reencarnação de cachorros me faz sonhar com a volta do meu queridinho Luxus ... Seria tão bom tê-lo de volta ...Ahh!
Mas, até o momento, ainda não tive coragem de ter outro cão...
Olhando por esse lado, assim vai ficar um pouco difícil tê-lo de volta, né?
Porém, tenho certeza que, se houver mesmo essa possibilidade de reencarnar, ele vai dar um jeitinho de chegar lá em casa! Ah, vai!

Por enquanto, estamos curtindo o nosso White, que é filho de Luxus, e que também é uma doçura de cachorro! Dengoso que só ele! Adora um carinho a qualquer hora do dia  e muito nos alegra, quando retornamos após um dia de trabalho.
Tão bom receber aquele "boa noite" com tanta felicidade, um pedaço de qualquer coisa na boca e a cauda balançando alegremente ...












Espero que você curtido o passeio literário de hoje!

Um grande beijo!


Deixe-me saber o que você achou do texto.
Escreva seu comentário ou responda à enquete, se curtiu ou não.

Caso necessite, deixo aqui algumas dicas para que você publique um comentário:

  • a) Você pode escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e, depois de inserir seu email e senha, você poderá digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) Você pode escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final , se desejar, você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sempre minha bola de cristal tá funcionando ...

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa (numa espécie de fila), aguardando até que eu veja e libere a publicação. Ok?

Se você não quer escrever a mensagem, mas deseja registrar sua opinião sobre o texto, utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada.  Fica logo aqui abaixo, ok?


Ah! Só mais uma coisa: no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar  através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?





2 comentários:

  1. Que viagem literária mais gostosa!! Umas me identifiquei por ja ter lido, outras fiquei curiosa em ler! Sua estante tá extensa de riquezas. Que tenhamos momentos prazerosos de leitura como os que vc descreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A viagem foi tão boa que quase não consegui finalizar o post! kkkkkk Tem assunto pra muito mais! Mas é muito bom poder dividir esse prazer da leitura e ampliar o convite para que muitas outras pessoas possam também entrar nessa viagem, né Carolinda? Que tenhamos sempre um tempinho para dedicar a essa doce atividade mental! Beijos

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!