sexta-feira, 15 de março de 2013

Nós, mulheres



Ser mulher na atualidade não é uma tarefa fácil ...
Já imaginou como era no passado?
Tem gente por aí que pensa que o dia 08 de março, dia dedicado à mulher, é apenas um dia para comemorações, flores, presentes e etc e tal. Não é bem assim . Há muito a ser dito, há muito a ser discutido.

Portanto, nunca é demais abrir novos caminhos para reflexão, ajudando  a disseminar ideias e contribuir para que haja um nível saudável de convivência entre homens e mulheres, para que...




cada um tenha seu espaço e exerça não apenas os papéis que lhes foram transmitidos ao longo do tempo, mas sobretudo, que consigam explorar suas potencialidades e buscar o seu desenvolvimento enquanto pessoa.
Acredito nisso, por isso me proponho a fazer, junto com você, uma reflexão sobre nós, mulheres.

Como você deve saber, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido em 1975 pela ONU (Organização da Nações Unidas), e trouxe à tona a incansável luta feminina por melhores condições de trabalho.
Em 1857, cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, após terem sido trancadas numa fábrica, que foi incendiada, em represália às reivindicações daquelas mulheres  por melhores condições de trabalho. Sem dúvida, uma barbárie.
Um fato assim tão trágico foi um marco para ações e reflexões no mundo inteiro acerca do tratamento dado às mulheres no mundo do trabalho e na sociedade em geral.
Decorridos mais de 150 anos, tivemos avanços, contudo, ainda é possível encontrar contrastes e situações lamentáveis de exploração, violência e injustiça pelo mundo afora

Ao longo da vida, a mulher descobre-se ...

MÃE - TRABALHADORA - ANSIOSA - PARCEIRA - AMANTE
INTUITIVA - AMIGA - CONSELHEIRA - CUIDADORA
IDEALIZADORA- TÍMIDA -  ORIENTADORA - MENTORA
LÍDER - VAIDOSA - SEGURA - FIEL - COMPETENTE

BELA - COMPANHEIRA - ÚTIL - DIVERTIDA - INTELECTUAL
SENSUAL - ZELOSA - PREOCUPADA - COMPROMETIDA
HABILIDOSA - SEDUTORA - INTELIGENTE - JOVEM - LUTADORA
TEMEROSA - SONHADORA - CAPAZ - DESBRAVADORA
REALIZADORA - AMIGA - DEFENSORA - ATRAENTE

 e tantos outros adjetivos que você deve estar pensando agora ...

Tentarei aqui abordar os aspectos que considero mais relevantes.

 

Competência  X Preconceito : uma luta diária

No mundo corporativo, a valorização da força de trabalho feminina atualmente é vista com bons olhos, mas nem sempre foi assim.
O trabalho das mulheres não apenas contribui para o desenvolvimento das empresas e sociedade em geral, como tem sido fundamental para agregar valor a inúmeras atividades, que, antigamente, só eram atribuídas aos homens.

Penso nas mulheres trabalhando nas mais diversas áreas, usando sua força física e também sua destreza intelectual: usando saia, terninho, vestido, macacão, bermuda, tênis ou salto alto, a mulher consegue imprimir sua marca, seu jeitinho em tudo que faz.


Na maioria das vezes, essa contribuição tem tornado o ambiente de trabalho mais saudável, envolvente e promissor.
Empresas que compartilham desta filosofia estão sintonizadas com modernas práticas de gestão, onde cada pessoa deve ser observada em sua plenitude, e especialmente respeitada em sua singularidade.


Uma nova configuração familiar na atualidade faz com a mulher assuma papéis centrais de sustentação financeira, e, para isso, é preciso que a mulher tenha uma nova postura profissional.

É bem verdade que, no mundo atual, muitas mulheres estão quebrando paradigmas, superando seus medos, encarando desafios, acreditando nos seus sonhos e conseguindo galgar posições de destaque nos mais variados ramos de atividade.


Para a mulher, as vinte e quatro horas diárias nunca foram tão apertadas, e, muitas vezes,  insuficientes para dar conta de todas as tarefas e conciliar a vida profissional, pessoal e familiar.
Mesmo assim, a mulher tem buscado melhorias em sua escolaridade, formação profissional e  níveis de excelência em conhecimentos específicos, bem como, tem demonstrado competência ao assumir cargos de liderança, sem perder, contudo, sua feminilidade, sensibilidade e delicadeza.


Vou permeando os versos da canção “Toda Espera”, uma composição de Jorge Vercillo, que espelha com maestria a alma e o universo feminino. 
As palavras vão revelando a trajetória de submissão, preconceito e violência sofrida pela mulher ao longo do tempo, bem como, sua extraordinária força interior e sua indescritível vocação para a luta em busca da sobrevivência e de seus ideais de vida.

Repare na delicadeza e força poética que tem a letra dessa canção:


.

Ser mãe: a mais difícil e prazerosa faceta feminina

Ao descobrir-se mãe, a mulher se renova. Os hormônios trabalham aceleradamente e transformam tudo: o jeito de ser, o jeito de ver, o jeito de andar, o jeito de comer, o jeito de amar...

Saber que existe um pequeno ser que depende de nós, já faz a maior diferença em tudo. Viver passa a ter outra dimensão.
O cordão umbilical parece nunca ter sido cortado... Talvez a diferença é que, depois que os filhos nascem, eles é que passam a nutrir a vida das mães; eles respiram para que nós, mamães, sobrevivamos.
Ser mãe é uma grande realização. Logo o mundo passa a ser percebido sob um prisma multicolorido. O mundo dos bebês é pura doçura, mas também inspira grande preocupação. As novidades precisam ser rapidamente absorvidas e a mamãe precisa se antecipar a tudo: desvendar os mil tons de choro, ter a certeza de que alimentação está adequada, contornar as cólicas inesperadas, saber dosar os remedinhos, zelar pelas horinhas de sono.

À medida que o tempo passa, surgem novas preocupações com a educação, a transmissão de valores,  o esforço para formar uma pessoa íntegra. São intermináveis as lições a serem aprendidas. Num mundo de aceleradas mudanças, a transmissão de valores fica um tanto quanto conturbada. Estar presente, estar próximo, conduzir mais de perto o desenvolvimento dos filhos é algo que, normalmente, tranquiliza as mães, porém o ritmo frenético do mundo atual, nem sempre favorece. Nem sempre é possível estar perto dos filhos. Isso causa um sentimento de culpa.
Culpa por não estar presente quando o primeiro dentinho caiu, culpa por não assistir à apresentação esportiva na escola, culpa por não livrar de uma queda que deixou um dodói no joelho, culpa por não lembrar mais das lições de matemática, e por aí vai ... essa culpa vai só arranjando mais e mais circunstâncias para se instalar .

Acompanhar o crescimento dos filhos, requer das mães estarem preparadas para comemorar as conquistas e sofrer junto com eles nas derrotas e decepções. Esse apoio é de suma importância. É a forma de transmitir confiança, reafirmando a existência de um retaguarda incondicionalmente disponível. Aplausos calorosos, abraços e colo, sempre.
Varar madrugadas em claro, esperando ouvir algum barulhinho de chaves que abrem a porta e fazem o coração desacelerar...essa é a rotina de mães que esperam suas crias (adolescentes ou adultos) retornarem para casa depois de uma festa, uma balada... Noites intermináveis.
Além de abraçar a grande missão de ser mãe e cuidadora da semente do amanhã, a mulher tem demonstrado que é possível fazer a diferença, contribuindo, à sua maneira, para um mundo melhor, independentemente de sua profissão, raça, credo ou nacionalidade.
A fórmula para isso? Amor de mãe.


A arte de ser mulher


Não dá para falar sobre mulheres e escapar do universo das vaidades e cuidados de beleza.
Nessa arte, a a mulher é mesmo mestra.

Consegue fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo e o milagre da multiplicação dos minutos acontece: pois tem que ter muito jogo de cintura  para se equilibrar no salto, driblar a TPM, apagar as olheiras, disfarçar a celulite, retocar o batom, hidratar as madeixas, colorir as unhas, tudo isso no fim de semana ou muitas vezes num simples horário de almoço, depois de ir pegar o filho na escola, antes de levar a filha à consulta médica e a tempo para voltar ao trabalho para uma reunião às 14:00 horas. Quanta disposição!
Será que restou algum tempinho para devorar a folhinha de alface do almoço?  hahahahaha
Sim, porque além de tudo isso, a mulher  ainda tem que arranjar um tempo para cuidar da saúde, alimentar-se de forma regrada, escapar dos doces e sobremesas  e  ainda malhar, para manter uma boa forma. Alimentar-se bem é item de primeiríssima necessidade. Nada de sair por aí comendo tudo que vê pela frente, nem tampouco exagerando  nas dietas da lua, do sol, da segunda, da sexta, de Marte, de Vênus ...
E por falar em saúde e boa forma, não menos importante é gostar de si e saber que com saúde não se brinca!
A chamada boa forma  nem sempre é obtida facilmente, porém almejada incessantemente.
Bem, isso é um capítulo à parte, pois a ditadura da beleza é bastante cruel e implacável...
Como algumas poucas mulheres tem condição e tempo suficiente para levar uma vida, digamos, mais sossegada, os padrões estéticos costumam ser um tanto quanto escravizantes. Mesmo assim, há muitas mulheres que se atrevem a percorrer dolorosos caminhos, submetendo-se a procedimentos estéticos e cirúrgicos bastante arriscados, em nome da beleza e juventude midiática e globalizada (plim-plim!). 
Bem, particularmente, tenho minhas restrições quanto a isso ... Vaidade, higiene, saúde corporal são coisas importantíssimas, mas acho que não se deve perder de vista o bom senso e estar costumeiramente avaliando a relação custo-benefício, para não por a vida em risco.
Nesse assunto não dá pra vacilar!
Vou me segurando com as minhas gordurinhas, fechando a boca aqui, evitando uns docinhos ali, praticando alguma atividade física, enfim...

Para todas nós mulheres, não custa lembrar a importância de fazermos os exames ginecológicos com regularidade, e seguirmos as orientações médicas para prevenção do câncer de colo de útero e também o câncer de mama, doenças extremamente agressivas. Os exames são "chatinhos", mas absolutamente necessários
Além disso, não podemos também relaxar com os problemas decorrentes de obesidade, tabagismo, sedentarismo.  Visitas períódicas ao cardiologista, exames rotineiros e atividades físicas frequentes auxiliam muito nesse controle.
Essas atitudes precisam de um esforcinho de nossa parte para dar certo, mas já que somos tão competentes em tantas outras áreas, não custa abraçarmos a causa da nossa saúde.
Gente, é a NOSSA causa!
Tudo fica bem mais fácil de se resolver quando nossas taxas estão controladas, quando a pressão arterial vai muito bem obrigada, quando não temos queixas de varizes, quando nossas unhas e cabelos estão viçosos, quando nosso intestino funciona como um reloginho, quando respiramos e nem nos damos conta disso e , sobretudo,, quando nosso coração bate compassadamente. Afinal, se é para o coração bater acelerado, que seja por amor, não é mesmo?


O amor está no ar

Amor, romance é tudo de bom. É a energia maior que nos impulsiona para a vida.
Contudo, para que essa energia afetiva circule de forma benéfica, é preciso que haja, principalmente RESPEITO entre os parceiros. 
Antes de tudo, a mulher precisa gostar de si mesma. Precisa se valorizar. Nesse tipo de relação não cabe competição, e sim, cumplicidade, companheirismo, tolerância, afeto, carinho, amor.
Como já dito antes, as relações familiares vêm sofrendo mudanças ao longo do tempo, e muitas vezes envolve inversão de papéis, que acabam por afetar as relações afetivas.  

A meu ver, nos dias de hoje, as relações têm sido consideradas mais frágeis e efêmeras do que antes. Exige-se muito do parceiro(a), e não tem havido muito espaço para o diálogo. Ambos sofrem, com isso porém, infelizmente, as mulheres sofrem bem mais as consequências desses desajustes. 
Assumir ou dividir o papel de sustentação financeira da casa, tornou a mulher um pouco mais atenta a novas perspectivas de vida profissional, entretanto na vida afetiva,  muitas ainda sofrem represálias e violência, e temem  revidar por causa dos filhos, principalmente quando o parceiro não consegue lidar com a situação.  Tudo isso é lamentável. 
Todavia, há que se entender que os relacionamentos  afetivos bons, saudáveis, prazerosos podem e devem existir, SIM! É uma relação que precisa ser "garimpada", dentre um milhão de possibilidades.
É preciso acreditar na força do amor.
Independentemente dos inúmeros benefícios que traz uma relação amorosa bem vivida, eu diria que viver um grande amor nos torna pessoas mais felizes e agrega uma certa leveza e fluidez às nossas atitudes, o que facilita a convivência em todos os sentidos, além disso,  ajuda a dissipar momentos difíceis da vida.


Sensibilidade à flor da pele

Não consigo imaginar as mulheres, sem um quê a mais de sensibilidade.
Somos mais detalhistas, mais cuidadosas, mais perfeccionistas, não sei...
Acho que as mulheres tem umas anteninhas especiais que permitem captar mensagens incomuns, decodificar mensagens inacessíveis aos olhos da consciência; talvez um certo magnetismo, um brilho especial... Parece até que essas antenas recebem carga máxima quando chegam os filhos... tudo que diz respeito a eles é previamente sentido. Sensibilidade à flor da pele!
Mulheres normalmente têm um sexto sentido aguçado para as coisas menos palpáveis.
Conseguem filtrar e pressentir no ar sensações inexplicavelmente estranhas e verdadeiras ao mesmo tempo.
A intuição feminina é uma espécie de linha direta com o "andar superior". Muitas vezes, essa intuição nos guia e nos faz tomar decisões acertadas.
Às vezes, é claro,  ela surge envolta em um turbilhão de outros sentimentos: impressões, mágoas, ansiedade, ressentimento, etc, e aí, fica difícil distingui-los e tomar a decisão certa. Mas errar também faz parte do processo.  Às vezes os erros trazem importante lições, basta que estejamos abertos à reflexão.

Com toda certeza, o universo feminino não se esgota aqui.. Há tantos mistérios e encantos nessa caixinha de surpresa chamada mulher que, muito provavelmente, esse assunto merecerá outras reflexões...

Para encerrar a viagem de  hoje, escolhi uma canção que traz um certo encantamento tão peculiar ao universo feminino ... 

Clique no link abaixo:
 
uma composição de Marina Lima, na voz de Maria Bethânia.

Encontrei esse vídeo na Web e achei perfeito.
Parabenizo a sua autora,
Hali Ribeiro, pela  belíssima escolha de imagens e
aproveito para compartilhá-lo aqui com você.


Espero que, brevemente,

em qualquer lugar do mundo,

mulheres e homens possam compartilhar, 

de igual para igual,

o prazer de suas conquistas e realizações 

na família, na escola, no trabalho, 

na sociedade, na vida.


 

Fique à vontade para expressar a sua opinião

sobre este assunto,

 utilizando o espaço dedicado aos comentários.

Grande abraço para você!

Imagens: Google



Dica para publicar um comentário:

Algumas pessoas têm me perguntado o que é preciso fazer para escrever e publicar um comentário aqui no blog. Os caminhos mais utilizados são:

  • a) você pode escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e, depois de inserir seu email e senha, você poderá digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) você pode escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sempre minha bola de cristal tá funcionando ...kkkk)

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa (numa espécie de fila), aguardando até que eu veja e libere a publicação. Ok?

Se você não quer escrever a mensagem, mas deseja registrar sua opinião sobre o texto, utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada.  Fica logo aqui abaixo, ok?

Ah! Só mais uma coisa: no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar  através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?








 

10 comentários:

  1. Ildete, parabéns pelo seu Blog adorei

    Diógenes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Di. Quando estava escolhendo a canção para finalizar e encontrei esse vídeo com a canção de Maria Bethania, lembrei de vc. Bjs e obrigada!

      Excluir
  2. Simplesmente maravilhoso! Adorei a viagem nas suas palavras. Belo trabalho! beijp. Adri Baltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, estava mesmo faltando o seu registro aqui no blog! kkkk Ainda bem que você finalmente conseguiu. Fico feliz que você tenha gostado e tenha feito mais essa "viagem" comigo. Beijão e muito obrigada!

      Excluir
  3. Sei não, bruxinha....Aliás, sei sim: só sendo mesmo uma bruxinha para fazer zilhóes de coisas....não bastasse as gostosuras culinárias, as caixas de presentes bem produzidas, a organização no trabalho, a super romântica esposa, a maravilhosa mãe, a fotógrafa, ainda produz VÍDEO??????????? GENTE, o vídeo SIMPLESMENTE MULHER, foi produzido pela moça aqui.....pode? ou querem mais......................??????? FELIZ TODOS OS DIAS PARA VOCÊ, BRUXINHA DO BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos....Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha...só você mesmo, Rê, pra "encher a minha bola" desse jeito... Fiquei até sem graça... Mas, calma! O vídeo foi produzido em parceria com minha sobrinha, Carolinda... Não consigo fazer tudo sozinha... ainda estou aprendendo. Mas, tenho que confessar que também amei o resultado. =) Obrigada pelo carinho, viu? bjd

      Excluir
  4. Bruxinha (ou será fada?)
    seu blog está liiiiindo ! tem conteúdo, tem charme,além dos feitiços e matérias interessantes . Parabéns !!!!!
    Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, fada é demais pra mim! hahahaha Muito obrigada pelos elogios. Venha me visitar sempre, ok? bjs

      Excluir
  5. Dete,

    Quantas coisas pra falar de nós não é? daria um livro amiga quem sabe seu próximo voo hein, não faltam disposição e conteúdo para essa bruxinha danada!!! Beijos!!! Déa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assunto é o que não falta, Déa. Mulheres são fontes inesgotáveis ...hahahaha O livro virá a seu tempo, espero! Obg e bjos amiga!

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!