terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Um novo ano começa

Acabou a correria. Pisaram no freio: stop!
Aos poucos, o novo ano vai ganhando velocidade.


A sensação de viver esse momento é mais ou menos como ter acabado de subir uma montanha, correndo, lutando contra o tempo, com uma carga nas mãos e nos ombros (sacolas, muitas sacolas), a boca saindo pela língua, ou melhor, o coração saindo pela boca, e depois disso tudo, chegar ao topo e vislumbrar um novo horizonte; um horizonte lindo, claro, brilhante, convidativo.
Então, é hora de ...


dar aquele suspiro forte, encher os pulmões de ar, o melhor ar que você possa imaginar, um ar puro e renovado, que nos dá forças para reiniciar a caminhada, que agora recomeça, como se estivéssemos descendo lentamente, só apreciando a paisagem.
Está sentindo uma sensação de leveza?

Durante a vida, a gente experimenta sensações parecidas com essa...
Você lembra ...
... do seu primeiro dia de aula?
... de como é bom escrever na primeira página do caderno?
... do seu primeiro dia de trabalho, num emprego novinho em folha?
... de fazer os primeiros registros na agenda?
... de iniciar um novo projeto?

Essas experiências são um misto de prazer e ansiedade, de felicidade e medo do desconhecido. Ter uma página branquinha à nossa frente e começar a escrever uma história ali requer uma certa "coragem". Coragem de viver, de se lançar ao que vem pela frente.

Ainda bem que, ao começarmos a rabiscar nessa página branquinha, vamos encontrando caminhos conhecidos ou pelo menos parecidos com os que já trilhamos. Vamos "nos encontrando aqui e ali" e, assim, ficando um pouco mais confortáveis para seguir em frente. Assim as novidades deixam de ser aterrorizantes e se tornam estimulantes.

Se o ano que passou foi ou não o melhor ano da sua vida, não importa. Já passou! 
Se você não ficou satisfeito(a) com o resultado obtido, se você acha que poderia ter galgado uma montanha mais alta, mais imponente para de lá vislumbrar um horizonte mais amplo, então não é hora para lamentações. É hora de novas ações!
Isso mesmo! Para obter um resultado diferente, você não vai fazer tudo igual, vai? Então, que tal aprender com os erros e seguir em frente? 
Já conversamos sobre isso em textos anteriores, mas não custa nada lembrar:

  " ... o momento crucial dessa vivência, é  aquele em que tomamos consciência e aceitamos que algo está errado, ou pelo menos desconfortável, e que precisamos fazer alguma coisa para mudar. Quando liberamos essa energia, sinalizamos para o universo que estamos abertos à mudança; e aí, tudo converge para que a mudança realmente aconteça."

Para ler esse texto na íntegra, clique aqui: Renascer

Quando o ano começa, a roda da vida nos sugere viver um novo ciclo, onde algumas coisas já foram experimentadas anteriormente, mas que agora trazem uma nova roupagem, um novo sabor. 
É bem verdade que temos as atividades de rotina, como: escola, trabalho, afazeres domésticos, etc, Entretanto, de vez em quando, as coisas mudam. Encontramos pessoas novas, mudamos de sala, mudamos de turma, de turno, de escola, mudamos de setor no trabalho, mudamos de chefe, mudamos de emprego, mudamos de endereço, fazemos uma bela faxina em casa e descobrimos que aquela velha poltrona que estava encostada lá num canto da sala, pode ganhar uma roupa nova e se tornar a queridinha da casa, ganhando um lugar de destaque na varanda.
E não é que, depois disso, todo mundo que chega quer dar uma sentadinha nela?  hahahahahaha

As mudanças são sempre bem-vindas e já deu pra perceber que, para dar resultados, elas não precisam acontecer de forma radical, nem  avassaladora. Mudanças sutis podem, sim, fazer toda diferença.
Você pode olhar a sua volta e ver que tipo de mudanças são necessárias em seu dia-a-dia...
Isso já é um bom começo para fazer o ano novo acontecer de forma diferente.

Nada será como antes, porque a vida se renova a todo instante.


O novo ano também trará novidades. Coisas e experiências inusitadas, que nos serão apresentadas e trarão consigo o sabor da surpresa, do novo, do desconhecido. 
Que tal aproveitar para escrever nas páginas desse ano, que acabou de chegar, uma linda história de vida?
Lá se foi a primeira semana e parece que o trem já pegou velocidade de novo!
Então, mãos à obra!
Planejar é preciso! As listinhas de início de ano quase sempre ajudam. 
Quando colocamos no papel (ou na telinha) os nossos desejos, fica mais fácil direcionar os passos que teremos que dar para alcançá-los, podemos ir selecionando as prioridades e assim evitamos desperdícios de tempo, de dinheiro e da nossa própria energia.

Entretanto, independentemente da sua lista de desejos, você pode (e deve) dedicar algum tempo para cuidar de si mesmo, cuidar da sua saúde, da sua alimentação. É importante também reservar algum tempo para realizar atividades que te dão prazer, que te proporcionam bem-estar, algum tipo de lazer, entretenimento. Certamente isso vai oxigenar suas ideias e garantir mais força para enfrentar os desafios.

Você deve imaginar o quanto é difícil constatar que jogamos fora a nossa energia, investimos todas as nossas fichas num projeto e no meio do caminho descobrimos que não tinha nada a ver... E essa sensação é infinitamente mais dolorosa quando temos a certeza de que ocorreu por pura falta de planejamento.
Portanto,

sinta o quão preciosa é a sua energia de vida!



É ela que faz funcionar um montão de engrenagens, e não pode ser desperdiçada de jeito nenhum!

Vamos lá! Você pode ir fazendo a sua  lista desordenadamente, do jeito que lhe vier à mente.
Depois, ou melhor, não muito depois ( hahahaha),  quero dizer, em seguida, você organiza todos os itens, atribuindo as prioridades e o tempo necessário: projetos de curto prazo (do tipo "pra ontem"), os de médio e também os de longo prazo.
Só não esqueça de que, mesmo para os de longo prazo, às vezes é preciso começar pequenas ações desde já. Por exemplo: comprar uma casa ou um carro, pode ser um projeto que nem vá se concretizar neste ano, mas é preciso que você já comece a se preparar financeiramente para isso, poupando um pouquinho a cada mês.

Na minha caixinha de lembranças tenho uma dessas listas, que foi escrita há alguns anos pelos meus filhos, que naquela época ainda eram crianças...
Eles escreveram de próprio punho ( tão lindo!!!), mas o projeto era familiar, onde cada um de nós foi dando um palpite para colocar na lista.
Alguns itens ainda continuam no papel, acredita? É verdade! Tem uma tal de "piscina" que continua lá na lista, firme e forte! Mas um dia ela há de sair de lá e virar realidade, tenho fé! hahahaha

É bem assim que acontece: a cada ano: os votos são renovados, as prioridades se reorganizam e os itens mudam de lugar. E assim vamos nós, subindo mais alguns degraus na escalada da vida!

Desejo que este seja um ano de muitas realizações pra você!

Vamos seguindo, porque ainda teremos uma loooonga caminhada!

Fui!!






2 comentários:

  1. Ola, bruxinha! Com este seu texto dei uma bronca em mim mesma!!!!!!! Acredita que já estamos no dia 13 de janeiro de 2014 e parei em novembro de 2013?????? Pois é, paralisei, nem listinha fiz....Não com relação aos filhos, neta, afazeres domésticos....e sim com "a minha pessoa"...Verdade que comecei massagem, terapia mas ainda não consegui visualizar a minha nova imagem de não ser mais profissional e procurar novos caminhos....ando perdida....!!!! Tenho uma facilidade enorme de esquecer de mim e me voltar para as coisas e pessoas que estão ao meu redor...Foi ótima esta sua "cutucada"....Vamos lá, ACORDA, REGINA, 2014 já começou!!!!!!! hehehehehe...beijo grande....Obs.: nem na internet estava entrando mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, parar desse jeito NÃO PODE! Às vezes é preciso dar uma pequena pausa, tomar uma aguinha, respirar um pouco, mas, parar, na-na-ni-na-não! Ainda mais você que tem uma energia tão boa aí dentro de você ( que eu sei!!!) ... Vamos lá, acorda Dona Regina! kkkk Quero ver você em plena aceleração de novo, dessa vez com aquelas pequenas modificações que falei, fazendo as coisas que gosta! Beijos, querida!

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!