sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lua de Pernambuco - Parte II



Como você já sabe, Gonzagão é um assunto que não se esgota assim com duas ou três palavrinhas, não!
E que tal o  filme "Gonzaga, de Pai para Filho", de Breno Silveira?
Maravilhoso! Eu já asssisti duas vezes e me emocionei em ambas.
Se você ainda não viu, tem que ver!
Para quem conhece a realidade do sertão, assistir a esse filme é o mesmo que  fazer parte da história ... 
Tudo foi tão fielmente retratado  que ...




 a gente se sente como se estivesse lá, visse?

A identificação é inevitável e não para por aí...
Conhecer essa bela história de vidas entrelaçadas, reduz a distância entre fã e ídolo e transforma o  mito em gente, nesse caso, gente de primeiríssima qualidade!

Não sou a pessoa mais indicada para comentar filmes, passo longe de ser especialista no assunto ... 
Meu comentário é apenas fruto do meu sentimento.

Na minha humilde opinião, contar a história de Gonzagão e sua obra já seria um roteiro de primeira, porém esse filme trouxe à tona o homem Gonzaga, em toda plenitude, enfocando os acertos e erros cometidos ao longo da vida e a importante relação de amor vivida com o pai, Januário, um mestre nos ensinamentos da vida e grande incentivador do talento dele, e com o filho, Gonzaguinha, que mostrou extrema determinação para reatar o elo de amor que o ligava ao pai, apesar da dura realidade que enfrentou durante grande parte de sua infância e adolescência.

Januário, pra mim foi  um capítulo à parte! Que figura, viu! A imagem que ficou pra mim foi a de que ele foi um homem  do tipo "cabra macho", pai de família, trabalhador, machão, íntegro e muito respeitado por todos, mas que por dentro, na intimidade, era igualzinho à manteiga derretida ...
Uma doçura de pessoa! Amei!
Conheci muitas pessoas assim ... meu avô, Seu Raimundo, era uma delas ...

Como também foi retratado no filme, Gonzaguinha não teve uma vida fácil; mergulhou fundo no turbilhão de sentimentos que marcou a sua vida e  transformou sua dor, advinda de perdas e ausências, em belíssimas canções, que transbordam emoção até hoje, e que, por isso, tornaram-se pérolas da nossa MPB.
A lista é imensa, mas só pra citar algumas:

·         "Sangrando",
·         " O Que é, O Que É",
·         "Começaria Tudo Outra Vez",
·         "Diga lá, Coração",
·         "Eu Apenas Queria Que Você Soubesse",
·         "Explode Coração",
·         "Lindo Lago do Amor",
·         "Um Homem Também Chora".

Depois de conhecer um pouco das circunstâncias em que essas canções foram concebidas, consigo, aqui com os meu botões, imaginar quão profundas marcas o sentimento reprimido é capaz de produzir na alma de uma pessoa,  e quão grandiosa é a força do amor, que se sobrepõe a tudo e transpõe as barreiras do ódio, do rancor, do ressentimento.
Para mim, o retrato de Gonzaguinha foi surpreendente, do início ao fim ...
Eu não sabia muito sobre a vida dele; apenas acompanhei (e curti muito) suas canções, com letras sempre tão profundas e emblemáticas. "Explode Coração" foi uma das que marcou o início do meu namoro, quando eu tinha 15, 16 anos ... Faz pouco tempo ... praticamente ontem! hahahaha
Olhe só que maravilha:


"... Chega de tentar dissimular
 ... E disfarçar e esconder

O que não dá mais pra ocultar

E eu não quero mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor ..."
trecho de "Explode Coração" – Gonzaguinha

"O Que é, O Que é" é uma canção muito forte, energia boa, pra cima! Além disso, é muito significativa para mim, pois há alguns anos participei de um curso de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, e ao final do curso, minha turma fez uma apresentação utilizando essa canção.
Aprendemos a traduzir a canção com ajuda dos professores de LIBRAS. Ensaiamos direitinho verso a verso, e de sinais em sinais, gestos daqui, gestos dali, fizemos uma apresentação contagiante! Na plateia havia muitos ouvintes, possivelmente já conhecedores da canção escolhida por nós; mesmo assim, a maioria ficou surpresa com a alegria que conseguimos transmitir. Quanta empolgação!
Entretanto, nosso principal objetivo era levar emoção aos surdos presentes naquela ocasião. E foi um sucesso! No som do auditório, a voz de Gonzaguinha, e no palco, lá estávamos nós, "cantando em LIBRAS". Uma experiência inesquecível!



" E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão..."
trecho de "O Que É, O Que É" - Gonzaguinha






É uma pena que tão precocemente Gonzaguinha tenha nos deixado ...
Deus certamente tem as razões para esse fato ... Imagino que, lá no céu, acolhido por sua mãe e por seu pai, ele esteja feliz e em bom lugar.

Agora quero voltar ao começo...

Gonzaga, como tantas outros nordestinos, deixou o sertão em busca de um sonho, havia sofrimento, pobreza e quase nenhuma perspectiva; partiu para a  cidade grande em busca de uma vida melhor.
Essa cena é bastante frequente na história de vida de muitos brasileiros ...

Quando se  busca uma identidade, é comum a gente precisar se afastar um pouco das nossas referências, do nosso ninho, para organizar as ideias, e encontrar respostas para alguns questionamentos, não é mesmo?
Acho que foi isso que aconteceu com nosso Gonzagão, lá no início de sua carreira. Ele precisou seguir os caminhos que a vida lhe trouxe, sem muita noção do que seria a sua verdadeira vocação; para depois regressar às suas origens e descobrir que aquele mundo sertanejo era a sua essência e estava presente em seu coração para sempre,  onde quer que ele estivesse.

Bem, se eu pudesse  fazer um resumo de todo acervo cultural deixado por Gonzagão, certamente encontraria uma fórmula puríssima, uma essência genuína, 100 % pernambucana.
Como assim, se eu pudesse?  
Eu sou bruxinha, eu posso sim! E é pra já!

No meu caldeirão mágico, essa poção vai se chamar: Poção Lua de Pernambuco.
A princípio, tem um sabor amargo (pois foi extraída de dias difíceis, lembra?), mas logo você vai se encantar com um sabor doce e um cheirinho de fulô de mandacaru. Sabe por quê? Porque nessa poção há generosas colheradas de amor e alegria, por isso resultam num poder de cura extraordinário! Bastam 2 ou 3 gotinhas cristalinas ...

Cura qualquer tipo de tristeza e ausência de pernambucanidade! 
Agora que você já sabe, sempre que quiser encontrar alegria à pernambucana, dê uma passadinha aqui! Terei sempre umas gotinhas dessa poção pra você!



Dica para publicar um comentário:

Algumas pessoas têm me perguntado o que é preciso fazer para escrever e publicar um comentário aqui no blog. Os caminhos mais utilizados são:

  • a) escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sembre minha bola de cristal tá funcionando ...kkkk)

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa (numa espécie de fila), aguardando até que eu veja e libere a publicação. Ok?

Se você não quer escrever a mensagem, mas deseja registrar sua opinião sobre o texto, utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada, Fica logo aqui abaixo, ok?

Ah! Só mais uma coisa: no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar  através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?


8 comentários:

  1. Ahhhhh amiga, saudade grande das suas bruxarias...mas a pernambucanidade nunca deixa de correr pelas minhas veias. Que bom ter você por aí, trazendo essas matérias encantadoras para renovar meu amor profundo por essa terra linda. Beijo no coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sula! É um prazer dividir esses momentos com você, uma amiga especial e umas das minhas fiéis escudeiras de bruxarias do bem ...Sei que há pernambucanidade em cada pedacinho de você, mas não me custa reservar umas gotinhas da Poção Lua de Pernambuco, visse? Bjs e Obrigada!

      Excluir
  2. Ildete muito bom seu trabalho no blog. Quanto as resposta sairem como anonimo, segundo meu neto, e preciso que a pessoa tenha tambem um blog. Moacir Cabral de Lima amigo de velhos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabral, querido amigo! Fico feliz com sua visita e com o incentivo, é claro! Amizade dos velhos tempos e agora dos novos tempos (virtuais!) hahahaha Abraços pra você!

      Excluir
  3. Oi Detinha, Gostei dessa poção !! Vou passar sempre por aqui para me deliciar com ela!!!
    Beijos,
    Paulinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, os primeiros ingredientes dessa poção surgiram naquele momento em que, juntas, assistimos ao filme, sentadinhas no chão do auditório (lotado), lembra? Mas valeu muito à pena, não foi? De lá pra cá, foi só juntar umas coisinhas aqui, outras alí ... hahaha Estarei muito feliz com sua visita, sempre! bjs

      Excluir
  4. Dete,
    Quantas coisas boas e maravilhosas, você está se saindo uma bruxinha pra lá de especial. Bjos e continue com suas poções mágicas e encantadoras. Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada! De feitiço em feitiço, meu caldeirão tá ficando bem recheadinho, não é? hahhahaha Vem mais por aí ...

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!